Ter o costume de ler os rótulos do que compramos é muito importante, no caso de comidas temos alguns compostos com nomes não tão intuitivos que podem nos confundir, alguns exemplos são:
São de origem animal: CORANTE CARMIM/ COCHONILHA (INS120); CASEÍNA; ALBUBINA; GELATINA/ E441; GELATINA/ E441; COLÁGENO;
Podem ser de origem animal: VITAMINA D3; LECITINA/E-322; GLICERINA; ÁCIDO LÁTICO; AROMA NATURAL
Para nos ajudar existem sites e apps que além de falar se determinado produto é vegano, trazem sobre cada composto caso você queira consultar individualmente:
Happy Cow, Wikiveg.
*Pode conter traços…
Alguns produtos vegetarianos estritos têm em seus rótulos “pode conter leite/ovos/etc”, esse aviso destina-se principalmente a pessoas que tenham algum tipo de alergia, mas não significa que sejam um ingrediente do alimento, apenas que há a possibilidade de ter ocorrido contaminação cruzada em alguma parte do processamento por ter sido feito em um mesmo ambiente ou maquinário que outro produto. Como você verifica o rótulo em alimentos veganos? Conte nos comentários do nosso Instagram!
Referências:
NUTRIENTS, M. Decifrando os Rótulos: Como Saber se o Produto é Vegano? Disponível em: https://www.mother.com.br/blogs/novidades/decifrando-os-rotulos-como-saber-se-o-produto-e-vegano. Acesso em: 11 jul. 2022.
Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 26, DE 02 DE JULHO DE 2015