Dieta vegana e as proteínas

Uma das maiores preocupações em relação ao Veganismo é sobre a ingestão de proteínas.

É muito comum que haja essa preocupação, já que as carnes e produtos de origem animal são divulgados como as principais fontes proteicas da dieta, assim surgindo um medo de que não seja possível atingir a quantidade diária de proteína necessária com proteínas de origem vegetal.

No entanto, esse é só mais um grande mito sobre a alimentação sem produtos de origem animal, é possível atingir a quantidade necessária de proteínas e com muito mais qualidade e variedade pois são muitas opções para incluir no seu dia a dia.

No reino vegetal as principais fontes de proteína que encontramos são as leguminosas, mais conhecidas como os feijões, onde além de toda a variedade de feijões que existem (vermelho, carioca, preto, cavalo, branco, fradinho, de corda, verde, azuki, entre outros), entram também as lentilhas, grão de bico, ervilha, a soja e o amendoim.

É importante que os alimentos estejam em suas refeições diariamente. Você pode abusar da criatividade na hora do preparo, além de cozidos em sua forma original, as leguminosas são muito versáteis, pois depois de cozidas você pode bater com azeite e temperos e ter pastinhas para comer com pão, torradas e tortilhas nos lanches durante o dia, ou fazer bolinhos, hambúrgueres, croquetes e muito mais!

Você também pode encontrar a proteína texturizada de soja em diferentes formatos, além do tofu e o tempeh.

Para melhorar a digestão lembre-se sempre de deixar a leguminosa de molho por pelo menos 8 horas antes do cozimento, e para turbinar a absorção, adicione uma fruta fonte de vitamina C como sobremesa!

Qual a sua proteína vegana favorita? Conte nos comentários do nosso Instagram!

Compartilhe: