Definições propostas de vegetariano e dietas à base de plantas

Um estudo de revisão brasileiro intitulado como “Plant based and vegetarian diets: an overview and defnition of these dietary patterns” teve como objetivo apresentar uma visão geral das definições de “dietas vegetarianas e à base de plantas” adotadas por diferentes organizações em todo o mundo, propondo novos padrões e discutindo a noção de vegetarianismo como uma restrição de padrão alimentar.

Consoante os autores, com base na análise de várias definições para abranger os conceitos-chave em torno do vegetarianismo, uma dieta vegetariana pode ser definida como “um padrão alimentar que exclui carne, alimentos derivados de carne e, em diferentes graus, outros alimentos de produtos de origem animal”. Esta definição se aplicaria a ovolactovegetarianos, lactovegetarianos, ovovegetarianos e veganos.

Segundo eles, deve haver uma distinção entre dietas flexitarianas e semivegetarianas. Neste caso, em uma dieta flexitariana, a ingestão de carne ainda é aceita (dentro dos limites); e em uma dieta semivegetariana, certos – mas não todos – tipos de carne são excluídos (isto é, dietas pescipollovegetarianas, pescivegetarianas ou polovegetarianas). Os autores retratam que essas dietas não podem ser classificadas como dietas vegetarianas, pois não preenchem os critérios para esse padrão alimentar. Elas poderiam ser, no entanto, classificadas como dietas à base de plantas, quando compostas principalmente por alimentos derivados de plantas.

Para eles, uma definição adequada de uma dieta à base de plantas deve ser: “um padrão alimentar no qual alimentos de origem animal são totalmente ou em sua maioria excluídos”. Embora as dietas pescetariana, semivegetariana e flexitarianas possam não ser vistas estritamente como dietas vegetarianas, eles são frequentemente classificados como dietas à base de plantas. As dietas vegetarianas podem ser consideradas dietas à base de plantas, exceto se forem fortemente baseados em alimentos derivados de animais (leite e ovos).

As definições de vegetariano e dietas à base de plantas são descritas na Tabela abaixo:

DietaDefinição
Baseada em Plantas (Plant-based)Um padrão dietético no qual os alimentos de origem animal são total ou principalmente excluídos
FlexitarianaPermite o consumo de carne em quantidades reduzidas
SemivegetarianaUm padrão dietético no qual certos, mas não todos os tipos de carnes são excluídos
PescivegetarianaExclui todas as carnes, exceto peixe e frutos do mar
“Pollovegetarian”Exclui carnes vermelhas
VegetarianaUm padrão dietético que exclui carne, alimentos derivados de carne e, em diferentes graus, outros produtos animais.
OvolactovegetarianaExclui todas as carnes da dieta, mas permite o consumo de outros produtos de origem animal, tais como ovos e laticínios.
LactovegetarianaExclui todas as carnes e produtos com ovos da dieta
OvovegetarianaExclui todas as carnes e laticínios da dieta
VeganaExclui todos os alimentos de origem animal. Também conhecido como “vegetariano estrito”.
“Whole-foods vegan”  Uma dieta composta principalmente ou totalmente de alimentos vegetais inteiros (tais como frutas frescas, vegetais, castanhas, sementes e grãos), com alimentos ou produtos de origem animal processados de forma limitada ou inexistente. Também conhecida como “Alimentação integral à base de plantas”.

Um contraponto importante mencionado no estudo é que “muitas das definições revistas concebem o vegetarianismo como inerentemente um sistema de valores que se opõe eticamente a ferir os animais. Essas definições contrastam com definições mais clássicas em ver o vegetarianismo simplesmente como uma dieta que pode ser impulsionada por qualquer motivação, e tudo o que importa é a comida que se come.”

Referência

Hargreaves, S. H.; Rosenfeld, D. L.; Moreira, A. V. B.; Zandonadi, R. P. Plant‑based and vegetarian diets: an overview and definition of these dietary patterns. European Journal of Nutrition, 2023.

Compartilhe: