A RESISTÊNCIA DE ALGUNS NUTRICIONISTAS QUANTO À ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

Durante e após a transição para uma dieta vegetariana, é de suma importância o acompanhamento por profissional de nutrição, que nos ajude a manter uma alimentação saudável e que supra os nutrientes que precisamos. Todavia, muitas vezes nos deparamos com profissionais dessa, e de diversas outras áreas que são contra o vegetarianismo, contraindicando-o à população e disseminando informações do “senso comum” sobre a necessidade de comer carne animal, ainda que isso não corresponda à realidade. Muitas vezes as pessoas dão credibilidade a esses profissionais, por serem formados na área, mas devemos compreender que a alimentação vegetariana ainda vem ganhando espaço e é alvo de preconceitos por pessoas de variados grupos sociais, inclusive profissionais de saúde. Todavia, devemos considerar os estudos que tratam dos benefícios da alimentação vegetariana para a saúde:

ESTUDO 1:
O estudo feito pela American Heart Association (AHA) demonstrou que a dieta vegetariana é mais eficaz na prevenção de doenças cardíacas. “A dieta vegana reduziu significativamente a inflamação sistêmica e melhorou os perfis lipídicos em pacientes, enquanto a dieta recomendada pela AHA (que permite pequenas quantidades de carne magra, peixe, ovos e produtos lácteos com baixo teor de gordura), não”, observou a equipe do estudo nas Sessões Científicas da AHA em novembro. (referência: https://veganbusiness.com.br/dieta-vegana-na-prevencao-de-doencas-cardiacas/)
ESTUDO 2:
Uma pesquisa feita pelo Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda, demonstrou que comer alimentos à base de vegetais pode reduzir o risco de surgimento de doenças crônicas, ajudar no controle do peso e evitar a morte, bem com descobriu as pessoas que comem mais proteína vegetal apresentam um risco menor de desenvolver doença cardíaca coronariana – também chamada de aterosclerose coronariana. (referência: https://www.revistaencontro.com.br/canal/gastro/2018/06/estudos-comprovam-beneficio-da-dieta-vegetariana.html)
ESTUDO 3:
Um estudo americano da Escola de Saúde Pública do Instituto Milken, da Universidade George Washington, descobriu que, entre os os asiáticos que viviam nos Estados Unidos, aqueles que seguiam uma dieta vegetariana apresentaram um número reduzido de fatores de risco para doenças cardiovasculares e metabólicas, como o diabetes, bem como apresentaram menores índices de massa corporal, de circunferência e quantidade de gordura abdominal, de colesterol e de açúcar no sangue em comparação com pessoas da mesma etnia que comiam carne regularmente. (referência: https://www.revistaencontro.com.br/canal/gastro/2018/06/estudos-comprovam-beneficio-da-dieta-vegetariana.html)
ESTUDO 4:
Em pesquisa realizada pelos cientistas da Universidade Tufts (EUA), foram avaliados cerca de 30 mil americanos adultos. O resultado sugere que a qualidade dos alimentos à base de vegetais que compõem a dieta é mais importante do que a qualidade das proteínas animais, pois a escolha de bons ingredientes vegetarianos nas refeições diárias ajudou a diminuir o índice de mortalidade em 30%, enquanto a opção por carnes e demais produtos animais de qualidade tiveram pouco efeito sobre a chance de morrer. O efeito benéfico dos alimentos à base de plantas de alta qualidade foi ainda mais pronunciado entre as pessoas com condições crônicas de saúde, informam os pesquisadores na conferência Nutrition 2018. (referência: https://www.revistaencontro.com.br/canal/gastro/2018/06/estudos-comprovam-beneficio-da-dieta-vegetariana.html)

O trabalho do nutricionista é de orientar o paciente, auxiliando-o a montar uma dieta que supra as suas necessidades de nutrientes e atenda às suas preferências. Diante disso, caso você queira realizar a transição para uma alimentação vegetariana, sempre que possível, busque um profissional que reconheça que é sim possível manter uma dieta sem alimentos de origem animal que seja saudável, e possa lhe auxiliar nesse objetivo.

Por fim, vale ressaltar que a maior qualidade na saúde é apenas uma das vantagens em se manter uma dieta vegetariana, pois essa é uma causa que abrange muitos pilares, tendo como o principal: a luta pela não exploração dos animais.


Compartilhe: